terça-feira, 10 de agosto de 2010

Biofísica da Visão - Cor dos Olhos

Cor dos olhos
Nos primeiros dias de vida, a cor dos olhos do bebê não é muito definida (cinza escuro). À medida que o tempo passa, a cor tende a se firmar entre azul, verde ou castanha.

Isso acontece porque a quantidade de melanina ainda é reduzida na íris de recém-nascidos e é ela a responsável por produzir o efeito de cor dos nossos olhos.

A íris fica localizada atrás da córnea e possui um orifício no seu centro chamado pupila - que é negra devido a escuridão dentro do nosso olho. Se fosse possível acender uma lâmpada dentro do olho, a pupila ficaria iluminada como a janela de um prédio vista a noite.

A cor dos olhos do bebê muda entre 3 e 6 meses de idade, mantendo-se inalterada após esta época. Ela depende da quantidade de melanina geneticamente projetada para o bebê, porém existem alguns fatores que podem interferir na cor ao logo da vida. Um exemplo é o medicamento bimatoprosta, usado para tratar o glaucoma, que pode alterar a cor íris clara (azul/verde) para castanho.

Algumas doenças ou alterações genéticas como as uveítes e o albinismo também afetam a cor. O albino pode ter o olho cor de rosa, tão pouca é a pigmentação da sua íris.

A profusão de raças no Brasil causada pelas migrações, afeta diretamente a formação genética desta característica. Temos pessoas morenas de olhos verdes e pessoas loiras de olhos castanhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário