terça-feira, 10 de agosto de 2010

Biofísica da Visão - Correção dos defeitos da visão


A correção dos defeitos da visão
Para ter uma visão normal, um grande número de pessoas necessita do uso de óculos ou de lentes de contato. Esta é a forma habitual de compensar os defeitos da visão ou ametropias, que incluem a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia.

Muitas, entretanto, em decorrência da profissão ou do tipo de trabalho que realizam, necessitam de uma visão de qualidade sem a utilização de óculos ou de lentes de contato.

Nos portadores de grau alto ou nos casos em que existe uma grande diferença de grau entre os dois olhos, os óculos podem não proporcionar uma visão satisfatória.
O uso de lentes de contato como alternativa para correção da visão também tem limitações. Muitas pessoas não podem ou não conseguem usar lentes de contato.
Além disso, os óculos e as lentes de contato não têm efeito curativo, ou seja, o seu uso não leva ao desaparecimento ou à diminuição da ametropia.

As situações anteriormente descritas, somadas às vantagens estéticas, têm estimulado o desenvolvimento de diversas técnicas para correção das ametropias.

Na atualidade, modernos equipamentos de Excimer Laser permitem que o oftalmologista realize com precisão e eficiência, as cirurgias de correção da  miopia, hipermetropia, astigmatismo e, em alguns casos, de presbiopia ou vista cansada.

                                             (Alguns tipos de lentes usadas na correção de defeitos de visão)


Excimer Laser na correção das ametropias
Um laser é um equipamento capaz de produzir um feixe de luz intenso, que pode ser focalizado em uma pequena área. O Excimer Laser utiliza a mistura dos gases Argônio e Flúor para produzir um feixe invisível de luz ultravioleta. Esta luz, de pequeno comprimento de onda e alta energia, aplicada sobre uma pequena área da córnea, é capaz de romper as ligações entre as moléculas, num processo conhecido como foto-ablação. O resultado é uma precisa e segura remoção de tecido, em escala microscópica, controlada por computador. Aplicado sobre a córnea o laser altera sua curvatura, corrigindo o grau existente.

Diversas inovações tecnológicas foram incorporadas ao Excimer Laser nos últimos anos. A forma com que o laser é aplicado sobre a córnea (
flying spot), o dispositivo que faz com que a mira do laser acompanhe os movimentos do olho (eye-tracker) e a ablação personalizada, contribuíram sobremaneira para maior segurança na aplicação do laser e melhora dos resultados cirúrgicos.

O desenvolvimento de equipamentos como o Orbscan e o Aberrometro, representou também um grande avanço na cirurgia refrativa, permitindo a identificação e avaliação das alterações das superfícies da córnea e do sistema óptico do olho. O tratamento pode ser planejado de forma individualizada e personalizado, com melhora significativa do resultado visual.

Quem pode se submeter ao tratamento?


A decisão sobre quem pode se submeter ao procedimento é tomada com base nos dados obtidos no exame oftalmológico e nos exames que avaliam as condições do olho,  e da córnea em especial. A maioria das pessoas que não apresentam doença ocular podem se submeter à cirurgia com o excimer laser.  Para se submeter ao tratamento, é importante que o grau esteja estável.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário